CARACTERÍSTICAS



CONHECENDO O COELHO

Os biólogos costumam rotular o coelho como “animal presa”.

Na ordem da natureza o coelho e outros animais de pequeno porte, são necessários para a alimentação de mamíferos maiores e outros animais.

Todos os animais presa, devem se reproduzir muito para suprir a alimentação dos seus predadores sem serem extintos, e também devem possuir um mecanismo de defesa eficiente para não sucumbir, o que no caso dos coelhos é a fuga.

Estas duas características, aliadas aos instintos comuns a todos os animais, costumam trazer problemas no convívio com as pessoas, se não são devidamente equacionadas.


1 – REPRODUÇÃO

A maioria das pessoas que escolhem o coelho como bichinho de estimação, quer logo “um casal”, é lógico, tem alguma coisinha mais fofa que um filhote de coelho?

Porém, casal de coelho não é casal de passarinho...

Uma fêmea pode ficar prenha na semana seguinte ao parto. Em casos excepcionais, como foi a segunda prenhez da minha Branquinha, pode ficar prenha antes mesmo do parto. O número de filhotes por ninhada pode variar entre 8 a 12 láparos (nome que se dá ao filhote assim que nasce) por ninhada. Excetua-se a primeira ninhada que normalmente é bem menor, entre 2 a 4 láparos.

Um casal de coelhos convivendo o tempo todo junto, vai render uma coelhada difícil de controlar, e depois, fazer o que com tanto coelho?

São lindos, sim, dá vontade de ficar com todos, mas como cuidar? Cadê tempo para alimentar tantas bocas famintas, e limpar tanto esterco? Cadê espaço para acomodar tanto orelhudo?



E, na medida que vão crescendo, vamo-nos apegando a eles e fica difícil a separação.


2- MECANISMO DE DEFESA

O coelho não sabe se defender dos outros animais, briga só entre eles, a única defesa é a fuga.
Por isso eles são tão assustados, qualquer barulhinho, qualquer movimento de pessoas ou animais por perto os faz sair em disparada.

Daí que as vezes seja incompreendido. Em primeiro lugar o fato de responder às tentativas de carinho se afastando, e não só de estranhos, até do dono ou pessoas com as quais convive.
Por conta de não cair facilmente nas garras dos predadores, a natureza dotou o coelho de uma sensibilidade extrema ao toque. É só encostar a ponta do dedinho no corpo deles para que se saiam correndo. Mas não quer dizer que não gostem de carinho, gostam e muito.

Para reverter essa atitude e torná-los dóceis, é preciso paciência para estar alisando eles várias vezes ao dia desde pequenos, mesmo eles fugindo. Aos poucos vão se acostumando. Um coelho de estimação pode ficar muito dócil e até procurar o carinho do dono já de adulto. Quanto mais cedo se comece a dar carinho, mais rápido vão ficar confiantes. Eu costumo começar os carinhos quando ainda estão no ninho passando a ponta do meu dedo pelas costas dos láparos, assim vão se acostumando ao toque.

Atualizado em 14 de março de 2012