ALIMENTAÇÃO

Um dia ouvi um rapaz que tinha coelhos, dizer que “coelho come quase tudo”. Sim, em se tratando de verde, eles comem quase tudo.

Mas quase não é tudo. Tem que tomar cuidado com algumas plantas que são venenosas para os animais em geral, e outras que, apesar de não serem tóxicas, podem ocasionar problemas intestinais aos coelhos.


 
Em primeiro lugar tem que dar uma boa ração própria para coelhos. A ração vai fornecer aos animais todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Além da ração, que não pode faltar, tem que dar o complemento verde fresco ou em forma de feno (seco).

Para o complemento verde as plantas mais utilizadas pelos seus nutrientes e que agradam à coelhada, são o rami, o guandu, e a amoreira branca. As folhas de brócolis tem alto índice de cálcio, e a alfafa também está entre as mais nutritivas apesar de ser difícil de achar.

Em geral todas as folhas verdes das hortaliças (chicória, couve, couve flor, entre outras) e fruteiras (maracujá, mamoeiro, videira) servem. Trepadeiras como feijão, vargem e fava (dar só as folhas) também são aceitas. Tem que evitar as folhas claras (como alface) que provocam fezes moles, dando preferência às escuras.



 
O capim em geral e o utilizado para alimentação de gado também forma parte do cardápio, tendo em conta apenas que as de maior porte (capim elefante, por exemplo) só são consumidas pelos coelhos se cortadas até que atinjam 50 cm de altura, quando crescem mais do que isso começam a ficar duras e dificilmente são aceitas.

Mas eles também apreciam muito as plantas aromáticas como: erva cidreira, manjerona, capim santo (ou capim limão), erva doce (adoram!), etc.
E cenouras! é claro!!!!


 
Também gostam de vários matos silvestres, sementes, algumas flores e cascas de árvores. Cuidado ao deixar seu coelhinho solto no quintal, se tiver uma árvore tem que proteger o tronco com um cercado, senão... adeus casca até a altura que ele alcançar!

Algumas folhas como as de amoreira, videira (folhas mais novas) e rami, podem deixar as fezes mais moles por isso é aconselhável deixar essas folhas murchar uma hora mais o menos antes de dar aos coelhos.

Plantas a serem evitadas além da já conhecida Comigo-ninguém-pode:
Amarantus
Antirrhinum ou boca-de-leão
Arum ou copo-de-leite
Asclepias eriocarpa
Bryonia
Convallaria majalis (Lírio-do-brejo, lírio-de-maio)
Dahlia ou Dalia
Laburnum
Pteridium aquilinum ou samambaia
Scrophularia nodosa (Erva-de-São-Pedro)
Senecio jacobaea ou tasna
Symphitum ou Confrei
Taxus baccata
Sempre deixe um caneco de água fresca. Tem que ser trocada todos os dias, e o bebedouro tem que ser lavado bem com água e sabão.



Fotos de plantas para alimentação de coelhos: clique na foto para ampliar





guandú ou andú 




manjericão ou manjerona





folhas de batata doce
 
matos silvestres  










erva cidreira








capim para coelho 



Atualizado em 18 de março de 2017