quarta-feira, 14 de março de 2012

COMO CRIAR UM COELHO DE ESTIMAÇÃO


Cada dia mais pessoas estão adotando coelhos como bichos de estimação. Os motivos podem ser vários. Além do ar doce do orelhudinho, o fato de não fazer barulho tem lhe ganhado a predileção dos moradores de apartamento que não querem ter brigas com vizinhos.

Os pet shop já estão comercializando produtos específicos para coelhos assim como filhotes das raças menores.

Eu sempre tive paixão por coelhos, mas só em 2008 tive oportunidade de ter meu primeiro casal de coelhos. Foi uma experiência e tanto. Entre acertos e erros aprendi muita coisa com esses peludinhos orelhudos, mas também percebi que muitas pessoas que adotavam o coelho como bichinho de estimação tinham problemas de adaptação e terminavam dando o soltando na roça ao pouco tempo.

Foi assim que surgiu a idéia de escrever um livro dedicado especificamente à criação de coelho como bicho de estimação com o intuito de auxiliar aos futuros proprietários no conhecimento e manejo do peludinho para que o bichinho não termine no olho da rua. Com o tempo a idéia do livro ganhou corpo neste blog.

As informações aqui contidas são resultado do convívio e observação pessoal da conduta e hábitos de meus coelhos, com algumas informações colhidas na internet, no grupo de cunicultura ou através de amigos.

Nas páginas no topo da tela aparecem os temas que estou desenvolvendo e que para melhor aproveitamento devem ser lidas na ordem.

Este trabalho ainda não está completo, mas aos poucos irei acrescentando mais informação.

44 comentários:

  1. olá meu nome é Tácila eu ainda tenho 8 anos e eu vou ganhar um coelho e eu ainda não sei cuidar de coelhos então você pode me dar umas dicas para mim por favor e eu agradeço se você npoder fazer isso obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tácila

      Claro que posso te ajudar, mas não vou escrever aqui tudo o que já está no blog.

      Primeiro você olhe as páginas do blog, no topo da tela.

      Estamos na página: INICIO

      Ao lado tem uma abinha onde está escrito:COELHO DE ESTIMAÇÃO. Clicando na aba vai aparecer uma página onde você vai começar a conhecer como são os coelhos e a diferença com os outros animais de estimação como gatos e cachorros.

      Depois vem outra aba onde está escrito: CARATERÍSTICAS, ai você vai a conhecer como atua o coelho, e porque.

      Na próxima aba: ALIMENTAÇÃO, vai aprender o que dar de comer a seu coelhinho.

      Depois vem: A TOCA DO COELHO, que ensina como acomodar o bichinho em casa e os cuidados com o local onde tem que ficar, ainda tenho mais coisas para escrever nessa página mas já tem bastante.

      Com isso já da para começar a cuidar do seu mascote. Se não entender direito algumas palavras ou frases, peça ajuda à mamãe ou ao papãe.

      Se depois de ler tudo ainda tem dúvidas, me escreva que eu te respondo.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  2. olá, Lilia. Amei o blog. tem sido muito útil. Obrigada!!!
    aos 49 anos realizei um desejo q pensei ter ficado na infância. por esses acasos da vida surgiu a oportunidade de ganhar um coelho. optei por uma fêmea. desde q me foi prometida fiquei como criança, aguardando ansiosamente a chegada da coelhinha. acabou q no início de novembro ganhei uma coelha com seis meses e não filhote, como fora pensado no início. Mel é uma coelhinha linda, de porte médio, cor de canela e mel q nos encantou a mim e a meu filho (Lucas, 19 anos) já à primeira vista. na verdade, nos apaixonamos por ela. começamos a pesquisar na internet como cuidar de um coelho. foi nestas buscas q encontrei teu blog e fiquei muito grata pelas dicas.
    a princípio mantivemos Mel em uma coelheira, soltando de vez em quando e sob supervisão, cfe li aqui no blog, já q causou alguns estragos em fios. aprendeu rápido o q podia e o q não podia e hj não causa mais qualquer estrago. está totalmente habituada, ficando solta dentro de casa e tbm no quintal na maior parte do tempo – só vai p/coelheira qdo vamos dormir.
    desde q ela chegou eu queria ter outra coelha para q ela não ficasse só e tbm pra não sentirmos tanto sua ausência, já q li q a vida deles pode ser relativamente curta. então, na quarta-feira passada eu comprei uma coelhinha mini rex, ainda bem pequena, q é uma paixão e lhe demos o nome de Clara.
    esta é a razão de entrar em contato contigo. a paz acabou!!! Mel rejeitou de imediato a presença de Clara e a persegue o tempo todo. temos tentado, aos poucos, acostumar uma com a outra, mas parece impossível. estamos soltando as duas ao mesmo tempo, tanto dentro de casa como no quintal, mas ficando de olho porq a Mel corre pra atacar a Clara, q tem conseguido escapar por ser mais pequena e rápida, escondendo-se onde a outra não consegue entrar. sinto q as duas ficam estressadas nesse processo e não sei como agir. por isso te escrevo solicitando conselhos.
    não gostaria de abrir mão da Clara nem quero mantê-las aprisionadas. nunca gostei de animais presos. mas, se elas não se entenderem, penso q não haverá outra solução a não ser ficar somente com uma. se puder me retornar, ficarei grata.
    gde abraço e sucesso em tuas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Oi boa noite, comprei um coelho ontem e ele é muito medroso qualquer barulho corre de um lado para outro e com muito medo...depois que consigo alcamar o bichinho ele aceita carinho...eles acostumam com a gente ou é toda vez é isso?
    primeira vez que tenho e gostaria de algumas dicas de como cria-lo e os alimentos que eu posso dar para ele,pois o rapaz na loja que comprei disse que nao posso dar alface...desde ja agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo, desculpa a demora mas tive que fazer uma viagem urgente, só hoje estou entrando no blog.

      Todos os coelhos são medrosos, mas com o tempo se acostumam aos barulhos normais da casa, às pessoas que reconhecem pela voz e pelo cheiro, e principalmente se acostumam a ganhar carinho. No início podem até correr quando a gente quer dar um carinho, mas com o tempo se acostumam a serem tocados, gostam e até pedem carinho.

      Leia as páginas todas do blog para conhecer mais sobre como criar seu coelho, tem uma página só de alimentação. A alface não é bom, procure folhas mais escuras. Quando trazer as folhas do mercado, deixe uns 10 minutos em água com um pouquinho de vinagre para desinfestar.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  4. Oi faz uns 2 dias minha coelha ficou meio estranha ela esta muito agitada ta me seguindo demais e ela começou a faze coco e xixi em todo lugar(ele ja tinha um lugar q sempre fazia)oq pode ser isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei por que possa ter ficado agitada. Fazer cocô e xixi por todo canto pode ser que seja para marcar território. Aqui tem acontecido também com coelhas(os) que mudam de coelheira.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  5. Olá, meu nome é Alice. Bom... Eu estou procurando um bichinho de estimação que não desse tanto trabalho como um cachorro, mas estou disposta a ter um coelhinho. Queria saber qual seria melhor eu pegar, macho ou fêmea, ou se não tem diferença... E também qual é mais adequado para mim, grande ou pequeno, meu quintal é bem grande, mas prefiro deixar ele em um cercadinho para não correr perigo. Também queria saber se teria problema de ele ficar em ar livre, por exemplo no quintal... Sobre viagens, no máximo quanto tempo eu poderia estar ausente? E eu tenho um rancho, eu sempre vou aos finais de semana, talvez eu poderia levar ele e soltar ele um pouco no matinho, não teria problema? Sendo que ele seria acostumado a piso.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice

      Fiquei impossibilitada de acessar o blog nas últimas semanas, vou tentar responder hoje a todos.

      Para ter um coelho de estimação tanto faz macho como fêmea, os comportamentos são parecidos, mas a fêmea é mais "arrumadinha".

      Pode ficar ao ar livre sempre que tenha uma casinha para se abrigar. Eles são sensíveis à umidade, ventos e não suportam o calor. O local do cercadinho deve ter sombra. Cuidado com gatos vizinhos que podem atacar e até carregar teu coelho. Não deixe pássaros entrarem no local do coelho.

      Se levar para o rancho, veja que as doenças de gado, aves, gatos e cachorros com a eimeira, sarna, piolhos, carrapatos, etc também pegam em coelho.

      Abraços

      Excluir
  6. Tenho um casal todo branco. Estamos esperando a segunda ninhada! Todos anciosos!!!

    ResponderExcluir
  7. Ola comprei um casal de coelhinhos eles estava tudo bem derrepente um começou a ficar mole dai morreu 3hs depois dai o outro no outro dia ficou igual e morreu, eles eram bebes fiquei triste nao sei o q aconteceu, os coelhos bebes sao fragil assim mesmo? Muito triste hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andra

      As vezes as lojas vendem coelhinhos muito novos retirados das mães com menos de 30-35 dias. Como todo bebê, precisa do leite materno para alimentação e defesa contra doenças, desmamado antes fica mais frágil.

      Teus coelhinhos também podem ter vindo a você com alguma doença. Compre de criadores responsáveis.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  8. dei banho em meu coelhinho q ganhei hj ele é filhote mas n é recem nacido ele n aceitou q eu o secasse com o secador oq eu fasso estou com muito medo dele morrer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shofia

      Não se deve dar banho em coelhos, eles fazem sua própria higiene lambendo-se como os gatos.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  9. OLA SHOFIA EU QUERO SABER UMA COISA EU TENHO 9 ANOS E TIVE UMA COELHA CHAMADA LAR EU QUERO SABER SE A COELHA PEGAR VIROSE TEM COMO CURAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shofia

      Quando tua coelhinha ficar doente, você tem que leva-la ao veterinário, da mesma forma que quando você fica doente tua mãe te leva ao médico.

      Abraços

      Excluir
  10. ola ,tenho um coelho,so que acho que ele e mto triste,queria uma femea,mas não queria filhotes tem como,alguma ingeçao ou coisa parecida,grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda

      Pode ter um casal de coelhos castrados. Consulte um veterinário, ele vai fazer a castração na época certa.

      Abraços

      Excluir
  11. ola me ajude,meu casal de coelho teve 9 filhotes, tenho medo de deixa-los com os pais ,e eles nao esuqentar e nem da de mama , e come-los, eu devo deixa-los no meu quarto hj, eu devo deixa-los com os pais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna

      Fiquei impossibilitada de acessar o blog nas últimas semanas, vou tentar responder hoje a todos.

      Lugar de filhote é com a mãe, só ela sabe cuidar dos bebês, mas separe o pai, ele só vai atrapalhar e vai deixar a mãe prenha de novo.

      Coelho não come coelho, os casos de mãe comendo filhotes são muito raros e por algum problema, normalmente tudo corre bem.

      Leia a página de "REPRODUÇÃO" clikando na guia no topo da página para mais informações.

      Abraços

      Excluir
  12. A minha coelha teve filhote , como deve ser a limpeza e o lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei impossibilitada de acessar o blog nas últimas semanas, vou tentar responder hoje a todos.

      Nos primeiros dias tente não mexer no ninho dos filhotes, quando crescerem e começarem a sair pode ir limpando e tirando a sujeira de dentro do ninho. Veja que tudo depende da confiança que a mãe tenha em você, senão ela pode não gostar que mexam no seu ninho e atacar você, nunca esqueça que os "racionais" somos nós, não os bichinhos, eles atuam por "instinto".

      Abraços

      Excluir
  13. Bom dia!!!

    Sou Thiago Vaz, possuo dois coelhos. Até então, não sabia que era um casal, mas ontem, 27/09/2013, pude perceber que a fêmea está arrancando os pelos de seu peito e barriga e levando até a casinha.
    A casinha sempre esteve forrada com uma toalha confortável e ela ajeitou bem e começou a colocar os pelos arrancados lá.
    Minha dúvida é, se eu posso deixar o macho junto a ela no espaço que elas tem.
    Aguardo também informações a respeito desta maternidade, que ao mesmo tempo me deixa ansioso e em dúvidas...risos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Thiago

      Fiquei impossibilitada de acessar o blog nas últimas semanas, vou tentar responder hoje a todos. Como vão os filhotes? já devem estar com 7 dias, deixe a mãe cuidar deles, ela sabe muito bem como fazer.

      Melhor separar o macho senão daqui a 30 dias tem uma nova ninhada.

      Abraços

      Excluir
  14. E se dermos banho nos nosso coelhos tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SE DÁ BANHO EM COELHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  15. Qual os cuidados q temos q ter com o xixi dos coelhos, tenho vontade de criar um mais, tenho medo por causa de xixi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer a limpeza diária e se estiver dentro de casa até 2 vezes ao dia ou sempre que começar a cheirara mal.

      Uma vez por dia passe água com água sanitária.

      Excluir
  16. Olá meu no me é Catarina e eu ganhei um coelhinho dia 21/09 com 2 meses,não sei o sexo mais dei o nome de Roma,ele não tem raça,e ontem fui em uma loja comprar uma colheira ela pode usar ou só coelhos de raça?Tem alguma diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que coelho é cachorro??????????????

      Leia a página "COELHO DE ESTIMAÇÃO" clicando na guia com esse nome no topo da página.

      Se quiser passear com seu bichinho de estimação compre um cachorro, se sair com seu coelho vai perder-lo.

      Excluir
  17. Boa noite!
    compramos uma coelha adulta pra nosso filho, mais ela estava gravida, onde nasceram 3 dias depois 7 filhotinhos, o problema é que não tenho estrutura e nem sei como cuidar de tudo, pois tenho medo que ela não amamente os filhotes, e se amamentar que algum passe fome, como devo proceder? aconselhável dar o leite de gato se perceber que eles estão magrinhos e procurando a coelha toda hora?
    outra duvida é se ela pode escolher só um filhote, pois ela criou na gaiola tinha só um paninho dentro então pra ter mais espaço deixei ela num banheirinho com os filhotes dentro da gaiola, coloquei uma caixa de papelão com um pano dentro ja que ela não fez ninho nem nada,para ver se ela transferia eles pra caixa, o que eu percebi é que 2 vezes no mesmo dia um dos filhotes estavam nesta caixa e os outros dentro da gaiola, em cima do paninho que ela criou, e este filhote estava com a barriguinha cheia os demais não, sera que foi ela que retirou o filhote do local? como posso saber, quanto tempo eles ficarão vivos se ela não estiver amamentando os demais? desculpe te encher de perguntas, e desde ja agradeço sua compreensão.

    ResponderExcluir
  18. Oii meu nome é Ana Elise tenho 10 anos e tenho 3 coelhos 2 femeas e1 macho a minha femea mais velha paresce estar prenha como eu sei que ela esta com filhotes? E como eu faço um berçário caseiro para eles? Obrigada des de já

    ResponderExcluir
  19. vou fazer uma viagem longa de +/-6horas de ida e +6horas de volta....e nao sei o que fazer ....temos receio de deixa-la e ela sentir nossa falta....e d levar e ela sofrer muito c calor e estresse...estou perdida...vcs podem me auxiliar no que devo fazer.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia..Meu nome é Marcus. Temos uma coelha lyon, pesa 3 kls e tem 50 cm. É muito peluda, o que torna quase que indispensavel dar banho de 2 em 2 mese, devido ao mau cheiro que fica em seus pelos e além de crescerem muito. Percebi que houve um comentario para não dar banho..Mas e neste caso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, teu comentário ficou perdido, hoje é que estou vendo.

      Não tenho experiência com minis, acho melhor entrar no site do MINI COELHOS CAMPINAS que eles criam minis e podem te informar melhor, o link pode achar na última postagem de 2012 deste blog.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  21. Eu queria saber se pode dar banho em coelho, e se puder é a partir de quantos dias ou meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não se dá banho em coelhos!! eles fazem sua própria higiêne.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  22. bom dia meu nome e angel acabei de ganhar um coelho e parece que ele nao gosta de mim vive me arranhando e fugindo de mim como faço pra ganhar a sua confiaça?

    bjs desde ja agradeço.
    ps: adorei o blog muito informativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angel

      Os coelhos se assustam com facilidade, mas aos poucos vão se acostumando com as pessoas que estão sempre com eles, tenha paciência e dê carinho sempre que puder, ofereça folha de brócolis ou couve com a mão, não tente pegar no colo se ele não quer, espere até ele ter confiança suficiente.

      Abraços

      Excluir
  23. olá. queria saber com quantos dias podemos tirar o coelho da mãe??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos 35 dias pode separar as crias da mãe, e é bom já separar os machos das fêmeas, senão 4 meses depois vai ter todas as fêmeas prenhas.

      Abraços

      Lilia

      Excluir
  24. Olá Lilia.

    Bom... Tenho um casal de coelhos, eles tem uma casa grande aconchegante, quintal grande, nao pega mt sol. O problema é, pq eles nao tem filhotes? A fêmea tem 1 ano e 3 meses já o macho tem 8 meses, eles vivem juntos, nunca vi eles brigarem, adoram trocar carinhos as vezes. Tenho certeza de que é um casal (macho e fêmea).

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  25. Olá meu nome é Eduarda e eu tenho um coelho dos normais de 1 ano, ele vive solto no pátio de tarde mas de noite ele fica dentro de casa com meu labrador, agora vou estudar em outra cidade e vou morar em apartamento, eu posso levar o coelho comigo? Ele não vai morrer de estresse? Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, adotei um mini coelho ele tem 60 dias porém, ele é muito arisco, como devo trata-lo?
    E qual a idade correta para adotar um coelho? 1 mês?

    Obrigada

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog.
Por motivos técnicos e devido ao grande número de comentários, tenho demorado em publicar e responder.
Para solucionar o problema, os comentários mais antigos e/ou repetidos foram apagados para dar lugar aos mais recentes.
Antes de fazer alguma pergunta, veja se o tema não foi já tratado nas páginas para evitar o acúmulo de comentários.

Obrigada pela compreensão.