quarta-feira, 14 de março de 2012

COMO CRIAR UM COELHO DE ESTIMAÇÃO


Cada dia mais pessoas estão adotando coelhos como bichos de estimação. Os motivos podem ser vários. Além do ar doce do orelhudinho, o fato de não fazer barulho tem lhe ganhado a predileção dos moradores de apartamento que não querem ter brigas com vizinhos.

Os pet shop já estão comercializando produtos específicos para coelhos assim como filhotes das raças menores.

Eu sempre tive paixão por coelhos, mas só em 2008 tive oportunidade de ter meu primeiro casal de coelhos. Foi uma experiência e tanto. Entre acertos e erros aprendi muita coisa com esses peludinhos orelhudos, mas também percebi que muitas pessoas que adotavam o coelho como bichinho de estimação tinham problemas de adaptação e terminavam dando o soltando na roça ao pouco tempo.

Foi assim que surgiu a idéia de escrever um livro dedicado especificamente à criação de coelho como bicho de estimação com o intuito de auxiliar aos futuros proprietários no conhecimento e manejo do peludinho para que o bichinho não termine no olho da rua. Com o tempo a idéia do livro ganhou corpo neste blog.

As informações aqui contidas são resultado do convívio e observação pessoal da conduta e hábitos de meus coelhos, com algumas informações colhidas na internet, no grupo de cunicultura ou através de amigos.

Nas páginas no topo da tela aparecem os temas que estou desenvolvendo e que para melhor aproveitamento devem ser lidas na ordem.

Este trabalho ainda não está completo, mas aos poucos irei acrescentando mais informação.

9 comentários:

  1. Olá Lilia.

    Bom... Tenho um casal de coelhos, eles tem uma casa grande aconchegante, quintal grande, nao pega mt sol. O problema é, pq eles nao tem filhotes? A fêmea tem 1 ano e 3 meses já o macho tem 8 meses, eles vivem juntos, nunca vi eles brigarem, adoram trocar carinhos as vezes. Tenho certeza de que é um casal (macho e fêmea).

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciso

      Coelho não reproduzir é raridade, é o que eles mais gostam!! mas já teve vários leitores relatando o mesmo problema.

      O quintal é cimentado ou tem terra onde possam cavar tocas? Pode ser que até já tenham acasalado e parido filhotes que foram dizimados por gatos das vizinhanças ou ratos que passaram pelo quintal a noite.

      Excluir
  2. Olá meu nome é Eduarda e eu tenho um coelho dos normais de 1 ano, ele vive solto no pátio de tarde mas de noite ele fica dentro de casa com meu labrador, agora vou estudar em outra cidade e vou morar em apartamento, eu posso levar o coelho comigo? Ele não vai morrer de estresse? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda

      Fiquei sem acessar o blog vários meses, agora é que estou retomando o ritmo.

      Pode levar o coelhinho, não vai morrer de estresse, tal vez de super carinho rsrsrs já que você longe de casa vai mimá-lo mais.

      Leve em conta que vai ter que fazer limpeza tal vez 2 vezes ao dia para o apartamento não ficar fedido.

      Excluir
  3. Boa tarde, adotei um mini coelho ele tem 60 dias porém, ele é muito arisco, como devo trata-lo?
    E qual a idade correta para adotar um coelho? 1 mês?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá, me chamo Andressa tenho 18 anos e gostaria de adotar um coelho como animal de estimação, gostaria de saber se adota-lo ele pequeninho, posso ensinar ele a viver solto no meu apartamento e usar a caixa de areia.
    Aguardo retorno.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é JOÃO VITOR eu tenho um coelho ele fica na varanda de casa eu queria saber como treinar a ele.POR EXEMPLO:eu chamar o nome dele e ele atende

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é João Vitor e tenho um coelho mas eu queria saber todas as coisas que preciso para criar o meu coelho

    ResponderExcluir
  7. olá sou natalia e tenho 11 anos sou apaixonada por coelhos já criei 2 mais em poucas semanas foram mortos pelos gatos da vizinha , fiquei muito deprimida , agora vou ganhar outro e pra não ter mais decepções e dias deprimida sem mesmo conseguir comer , lhe peço algumas dicas pra não aver mais constrangimentos < como cuidar e afastar eles dos gatos pq eu quero criar ele solto não preso em uma gaiola por favor me ajude?!!!!!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog.
Devido ao grande número de comentários, os mais antigos foram apagados para dar lugar aos mais recentes.
Antes de fazer alguma pergunta, veja se o tema não foi já tratado nas páginas para evitar o acúmulo de comentários.

Obrigada pela compreensão.